2

Luz em meio as trevas



                                                                                                                                              Denise Alves

 
Que o Rei Acabe foi um péssimo rei ninguém duvida, a própria bíblia afirma isso: “No trigésimo oitavo ano do reinado de Asa, rei de Judá, Acabe se tornou rei de Israel e reinou em Samaria, durante vinte de dois anos. Porém Acabe, filho de Onri, fez o que era mau aos olhos do Senhor e foi ainda mais perverso do que seu pai Onri; ele foi mais perverso do que qualquer outro rei de Israel” (1 Reis 16.29-30). (grifo meu)
Muito me surpreende que esse terrível rei tenha permanecido no poder por 22 anos. Porém exatamente durante o seu longo reinado vive o profeta Elias. Deus usa Elias para falar com o Acabe várias e várias vezes: “Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tesbita: vá até a cidade de Samaria para encontrar-se com o rei Acabe [...]” (1 Reis 21.17-18). Do que deduzo que períodos de profundas trevas espirituais requerem a presença de pessoas com profundo poder de Deus.
Creio que vivenciamos um período de trevas espirituais lideradas por perversos governantes. Contudo a oração de Jesus sobre os seus discípulos se harmoniza com o pensamento eterno do Pai: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” (João 17.15), visto que é exatamente nesses momentos, que mais se faz necessária a presença 'no mundo' de pessoas que possam demonstrar Deus como fez Elias: “Ó Senhor responda-me. Responda-me para que este povo saiba que o Senhor é Deus, para que o coração deles se volte para o Senhor” (1 Reis 19.37).
É o pior período da história? Logo, é preciso o melhor profeta da história. Elias não nasceu durante o reinado de Davi, não era necessário. Ele não viveu quando Salomão era rei, ainda havia muita luz. Mas quando as trevas de Acabe se levantam, surge uma luz que lhe é igualmente contrária. Entende?
Não é hora de fugir, não é hora de se calar, não é hora de se acovardar. A nossa permanência na Terra, e o motivo pelo qual você ainda mora no Brasil (leia também, sua família, seu trabalho, sua vizinhança...) especificamente nesse momento, é exatamente porque Ele precisa de você.
Junte-se a Elias, Micaías (1 Reis 22.8), Obadias (1 Reis 18.3) e outros 7 mil homens de Deus que se mantiveram firmes em meio à degradação moral do reinado de Acabe e “nunca se curvaram diante de Baal, nem beijaram esse deus” (1 Reis 19.18).
Pois apesar do aparente insucesso na missão, da permanência de um estado de sítio espiritual e da crescente depravação moral de Israel, toda a insistência desses homens de Deus em permanecerem fiéis surtiu efeito: “Quando Acabe ouviu essas profecias, rasgou as roupas, usou roupa feita de pano de saco, jejuou, passou a dormir em cima de panos de saco e a andar de cabeça baixa. Então veio outra palavra ao tesbita Elias da parte do Senhor: Está vendo como Acabe se
humilhou diante de mim? Visto que ele se humilhou, não vou aplicar o castigo que prometi enquanto ele estiver vivo. [...]” (1 Reis 21.27-28)
Deus não deseja salvar nações. Ele salva pessoas.
Ele não desiste nem dos piores. 

 


Comentários recentes

Conheça a história da Assembléia de Deus de Sergipe



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A MULHER SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS!