3

Notório


Estive estudando direito constitucional esse período e descobri que para o preenchimento de alguns cargos públicos se faz necessário um requisito:  um notável saber jurídico (Ministros do STF, CNJ, STJ, TSE....) e em outras ocasiões, um notório saber jurídico (Ministros do Tribunal de Contas da União, O quinto constitucional nos tribunais...). E não é a mesma coisa? O pior é que não.

Enquanto que, quando a Constituição fala de 'notório saber jurídico', ela dispensa o exame específico desse saber, visto que ele já está claro, evidente para todos, não precisa mais ser provado, porque todo mundo sabe.
Interessante que a Bíblia diz em Filipenses 4.5 diz: “Seja a vossa equidade notória a todos os homens”. Note o termo usado: Notório. Sinônimo de: “certo, claro, evidente, manifesto, patente, perceptível e visível” que dispensa arguição. Em outra tradução: “Que todo mundo veja” (Bíblia Viva). É assim que Deus deseja que seus filhos andem. Com a justiça evidenciada. Isso pode ser comprovado através de outras passagens bíblicas:
“Para Deus somos o bom perfume de Cristo” (2 Coríntios 2.15), que por onde passa deixa uma fragrância agradável. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16), pois “Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire; mas se a coloca sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos que estão na casa” (Mateus 5.15)
 
Ou seja, o que a Bíblia requer é que seus filhos sejam de tal forma impregnados pela Verdade que as pessoas percebam se tratar de uma pessoa diferente, sem que seja preciso uma hora de conversar, tentando extrair o que há de melhor, não! Simplesmente percebe-se.
Mas como todo saber, esse também não surge da noite para o dia, requer dedicação, estudo, esforço, por isso “ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos” (1Timóteo 4.15)
 “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa” (1 Timóteo 4:8). Se pessoas se esforçam para compor a alta corte de justiça do país, e julgar as ações de maior repercussão nacional, que diremos nós “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?” (1 Coríntios 6.2). Acredito que vale a pena ter um notório conhecimento dos céus!
  


Denise Alves





3 comentários:

  1. Oi Rô! Vim aqui te desejar boas festas! Obrigada por sua companhia no meu cantinho em 2011 tá? A gente se vê em 2012.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Deus pela tua vida amada irmã Denise! Verdadeiramente, são sábias as tuas palavras, o servo que é fiel ao Senhor logo é notado pelas pessoas, a diferença é visível.Como você mesma falou:"sem que seja preciso uma hora de conversa..." Que a cada dia possamos nos envolver mais com Cristo de tal forma que isso seja perceptível a todos que nos rodeiam.Que Deus em Cristo continue te usando com estas mensagens que enriquecem mais ainda este Blog.
    A Paz, um abraço. Sheyla Carvalho.

    ResponderExcluir
  3. Honrada está eu por tê-la como seguidora, por saber que divide comigo esta arte de escrever e por dividir também com vc a minha experiência de ser mãe reincidente. Isso sem contar na minha felicidade em "conhecer" a esposa de um homem que admiro e que percebi, desde o primeiro momento, ter o caráter de Deus.
    Parabéns pelo blog e pelos temas abordados. Espero poder conhecê-la pessoalmente em breve.
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!

Comentários recentes

Conheça a história da Assembléia de Deus de Sergipe



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A MULHER SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS!