0

NÃO SEI QUEM É JOSÉ....

“E se levantou um outro Faraó, que não conhecia José” (At. 7.18)
           

            José é um dos personagens bíblicos atualmente mais conhecidos por cristãos e não-cristãos. Entretanto em At 7.18, é-nos informado que o novo Faraó não fazia ideia de quem era José.
            Não sabia que José foi aquele que tinha interpretado o sonho do Rei quando ninguém mais o pôde fazer (Gn. 41.39); foi ele quem administrou todo o Egito em um período de seca extrema e impediu que a nação sofresse (Gn 41.56-57). Por causa de sua eficiência comprou toda a terra do Egito para propriedade particular de Faraó (Gn 47.20). Esse novo Faraó não sabia que José era um homem de um caráter exemplar, pois depois de toda dor que sofreu por causa dos seus irmãos, os perdoou e os alimentou no Egito (Gn 47.12 e Gn 50.21), e por causa da atitude humilde de José as 75 almas que ali entraram (At 7.14), puderam se tornaram  uma grande multidão, formando o grande povo de Israel e suas 12 tribos, prontas para conquistar a terra de Canaã.
            O novo Faraó não sabia nada disso.
            E essa não é uma história isolada. As nossas obras, nossos feitos sobre a terra, passam indubitavelmente pelo teste do tempo. O profeta Isaías nos compara com a erva( Is 40.6-7), nossa permanência na cronologia histórica é muito efêmera, logo 'secamos', morremos e com isso nossa glória, 'flor' é esquecida. Salomão trata desse assunto em Eclesiastes 1.11 – “Já não há lembranças das gerações passadas, nem das gerações futuras haverá lembrança entre os que virão depois delas”.
            A memoria humana falha, deixa passar grandes e pequenos acontecimentos, não sabemos mais o nome do nosso melhor amigo do pré-primário, nos esquecemos da fisionomia do primeiro namorado, nem sabemos mais quem foi o primeiro chefe....
            Mas em meio a todo esse esquecimento há um que jamais nos esquece. O Senhor Jesus: Mas Sião diz: 'O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim”. Mas ouça o que o Senhor responde: “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei' (Is. 49-14-16)
            Esse é o Deus que não esquece. Esse é o Deus que quando alguém menciona o seu nome ele sabe exatamente de quem se está falando, não te confunde com ninguém, não pergunta 'quem é você mesmo?'. Pode ser que sua vizinhança não saiba quem você é. Deus sabe. Pode ser que no seu emprego as pessoas não lembrem de você. Deus lembra. Mesmo que na sua família não prestem a devida atenção a você. Deus presta. Porque ele não pode esquecer de você. E ele não pode fazer isso porque Ele está SEMPRE com você. “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28.20)
            José percebeu isso quando estava na casa de Faraó. “Mas o Senhor era com José, e ele se tornou próspero” (Gn 39.2). Daniel percebeu isso na cova dos Leões e junto com os três amigos na fornalha de fogo. Davi desfrutou do cuidado de Deus ao fugir de Saul. Jesus o sentiu perto no Getsêmani. Todos haviam se esquecido deles. Menos Deus.
            Então não esqueça: Deus sabe quem _________ é.

0 comentários. Comente também!:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, volte sempre!

Comentários recentes

Conheça a história da Assembléia de Deus de Sergipe



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A MULHER SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS!