2

ALAGOANA COM CORAÇÃO SERGIPANO:EU!!!!


No dia 08 Julho, é comemorada a emancipação política de Sergipe. Só que tem muita gente que tem dúvida sobre esta data e porque é feriado estadual. Tudo começou assim: em 08 de julho de 1820, o rei D. João VI assinou um decreto que declarava o fim da dependência política de Sergipe junto ao governo da Bahia, e nomeou o brigadeiro Carlos César Burlamarqui como o primeiro presidente de Sergipe. Os baianos não gostaram da determinação de D. João VI, invadiram São Cristóvão e prenderam o presidente. Depois de muito “vai e vem”, como Sergipe ficou ao lado do Príncipe D. Pedro no episódio da Independência, em 05 de dezembro de 1822 o mesmo determinou que o decreto de seu pai que tornava Sergipe independente, fosse cumprido. A partir daí, Sergipe ficou livre da Bahia.
Mas 24 de Outubro também já foi comemorando como o dia da independencia de Sergipe. O Atlas do Império do Brasil, editado em 1860 do barão Homem de Melo, aponta para o dia 24 de Outubro como a data da divisão territorial do Brasil, que reconheceu em Sergipe uma nova província. Deve-se mesmo a D. Pedro I dois atos que referendaram a emancipação política de Sergipe: a revalidação da Carta Régia de 8 de julho de 1820 e a elevação de São Cristovão (foto) em 1823, à condição de cidade e de capital.
A Constituição estadual de de 1989, no artigo 269 estabeleceu que "serão feriados estaduais os dias 8 de julho e 24 de Outubro, datas consagradas à independência de Sergipe e à comemoração popular e tradicional da mesma independência", que depois foi regovado através de uma Emenda cassando o feriado de 24 de Outubro.
jotacruz.blogspot.com

2 comentários:

  1. Interessante conhecer um pouco da história de outros estados.

    Obrigada pela visita em meu blog e pelas belas palavras de incentivo!

    Muita Paz e Bençãos em sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana que prazer receber sua visita!!!Obrigada...Bem vinda quando quiseres ao maravilhoso estado de SERGIPE.Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!

Comentários recentes

Conheça a história da Assembléia de Deus de Sergipe



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A MULHER SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS!